Livro expõe o Controle Social na Saúde em 3 grandes capitais brasileiras! | Blog Saúde Brasil

O livro Conselho de Favores: a voz dos seus atores discute a atuação de um dos pilares do SUS: o Controle Social. Após entrevistar representantes dos conselhos de 3 grandes capitais brasileiras, o Pesquisador André Pereira Neto traz para o público a lamentável realidade encontrada.

Também gostaria de partilhar a entrevista que ele deu à Globo News após o lançamento do livro:

http://globotv.globo./globo-news/globo-news-em-pauta/v/pesquisador-fala-sobre-formacao-e-funcao-dos-sistemas-de-saude/1937120/

Segue release para apreciação:

“Os Conselhos de Saúde são órgãos de caráter deliberativo, no interior do aparelho de Estado (em nível federal, estadual e municipal),  dotados de poder legal para atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde. Foram criados para exercer o controle social dos serviços de saúde oferecidos pelo SUS. Esses Conselhos são postos por representantes dos usuários, dos profissionais e dos gestores, sendo que os usuários ocupam 50% das cadeiras. Atualmente existem Conselhos de Saúde em todos os municípios e estados do país.

Este livro analisa o depoimento de conselheiros de saúde, representantes dos usuários, em três capitais (Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife). Seu objetivo é conhecer os valores que regem a sua atuação. A maioria dos entrevistados tem um perfil socioeconômico de baixa renda e uma escolaridade residual.

Os resultados da pesquisa são surpreendentes: os conselheiros entrevistados atuam nestes fóruns para atender, sobretudo seus interesses particulares. Para tanto, é construída uma rede de favores recíprocos que envolve conselheiros, políticos e cidadãos. Assim a prática patrimonialista, que usa o poder público para obtenção de benefício privado parece não se restringir às elites parlamentares ou executivas de nosso país. Neste livro os depoentes descrevem a estrutura e o funcionamento da lógica da troca recíproca de favores sem qualquer embaraço.

Este livro deve ser lido por todos aqueles que se interessam pela preservação de uma instância democrática, alternativa de representação política. No prefácio, a socióloga Madel Luz afirma que este livro “veio preencher um vazio perturbador na reflexão política sobre a real natureza do controle social em andamento nas políticas e instituições da sociedade brasileira. Cruzando opiniões dos atores entrevistados, fatos institucionais e história social do Brasil, André Pereira Neto nos coloca cruamente em face de nossas raízes políticas particularistas e de nossa cultura política corrupta.”

viaLivro expõe o Controle Social na Saúde em 3 grandes capitais brasileiras! | Blog Saúde Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s