Marketing Farmacêutico: a influência pre

Marketing Farmacêutico: a influência prejudicial do “representante farmacêutico” em relação às prescrições

A influência prejudicial do “representante farmacêutico” encontra-se há muito estabelecida. O melhor seria não subestima-la já que empresas e o Ministério da Saúde pretendem continuar legitimando-a disfarçada de Código de boa conduta.

A influência prejudicial do “representante farmacêutico” em relação à qualidade e aos custos das prescrições tem sido estabelecida por estudos ao redor do mundo.

Um estudo realizado na Grã-Bretanha em 2009-2010 fornece um exemplo concreto da influência do “representante farmacêutico” sobre os médicos. Neste estudo realizado com 179 médicos, aqueles que mais foram visitados pelos representantes tiveram uma consulta mais curta e mais consultas diárias. Os últimos estavam estabelecidos há muito tempo, liam mais a imprensa médica gratuita e menos a imprensa médica paga. (talvez as publicações farmacológicas?)

Estes médicos prescreveram mais Antagonista do receptor da angiotensina II (Sartans), glitazonas, gliptinas e alguns antibióticos, tais como a moxifloxacina (Avelox), a levofloxacina (Tavanic ou outro) e a telitromicina (Ketek).

Muitas das substâncias promovidas pelos representantes farmacêuticos se dão em detrimento de substâncias melhor avaliadas, mais seguras ou mais barato.

Este estudo também mostrou uma correlação estatisticamente significativa entre o número de representantes farmacêuticos recebidos por médicos e o número e custo de suas prescrições.

A influência prejudicial da representação farmacêutica dissuade os profissionais da saúde de um objetivo fundamental: proporcionar aos pacientes o acesso aos cuidados mais adequados. Mais um motivo para os médicos seguirem o exemplo de 17% dos médicos de família e comunidade pesquisados que recusaram a visita de um representante farmacêutico.

© Prescrever 01 de junho de 2013

“Representação farmacêutica muito influente” Prescrever Rev 2013 33 (356): 455. (pdf, acesso livre)
http://www.prescrire.org/Fr/2D475C484E5B06A9B1710C305EAE8F21/Download.aspx

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s