Suicídio é a morte mais comum entre jovens sul-coreanos – Internacional – Notícia – VEJA.com

Suicídio é a morte mais comum entre jovens sul-coreanos

A cada 100.000 pessoas com idade entre 15 e 24 anos, 13 se mataram em 2010

Principal causa de morte são pensamentos relacionados à excessiva competitividade na educação (Chung Sung-Jun/Getty Images)

O suicídio foi a principal causa de morte entre os jovens sul-coreanos em 2010, pelo terceiro ano consecutivo, devido principalmente à alta competitividade educacional e às dificuldades econômicas, informou nesta quarta-feira o Escritório de Estatística da Coreia do Sul. O índice de suicídios entre os jovens em 2010 superou o de mortes por acidentes de trânsito, que ficou em segundo lugar, com 8,3 a cada 100.000 cidadãos, seguida pelo câncer, com 3,6.

Durante 2010, o índice de suicídios de cidadãos entre 15 e 24 anos foi de 13 a cada 100.000 pessoas, a proporção mais alta entre todas as causas de morte para esse grupo de idade, detalhou o relatório. No entanto, o número ficou abaixo do máximo de 15,3 suicídios a cada 100.000, registrado em 2009, e o de 13,5 de 2008, primeiro ano das estatísticas.

Motivos – De todos os jovens que participaram da pesquisa, 8,8% confessaram já ter pensado em cometer suicídio, sendo que 53,4% deles citaram a excessiva competitividade relacionada à educação como a principal causa de seus pensamentos nesse sentido. Em segundo lugar, vieram as dificuldades econômicas, com 28,1%, enquanto 15,8% asseguraram já ter cogitado a hipótese de acabar com sua vida devido a preocupações acerca de seu futuro após se formar na universidade.

Na Coreia do Sul, é habitual que tanto pais como professores exerçam uma forte pressão sobre os jovens com o objetivo de fazê-los alcançar as melhores pontuações possíveis para que assegurem uma vaga em uma universidade de prestígio.

(Com agência EFE)

viaSuicídio é a morte mais comum entre jovens sul-coreanos – Internacional – Notícia – VEJA.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s